Os desafios do fechamento do ano no setor de meio ambiente!

December 21, 2016

Finalmente o ano de 2016 está acabando! Parecia que ele nunca ia passar, não é mesmo? Como foi movimentado, cheio de surpresas e acontecimentos! Mas antes de aproveitarmos as comilanças do Natal e colocarmos o espumante na geladeira, ainda tem algumas ações que precisam de atenção na área de meio ambiente, para que 2017 comece com os dois pés direitos.

 

Cadastro Técnico Federal e Relatório Anual de Atividades do Ibama

 

O cadastro técnico federal é obrigatório para as empresas que realizam atividades definidas como potencialmente poluidoras. Mas quais atividades são essas? O Ibama tem essa listagem aqui, chamada de Anexo 1 da lei 6938/81, na qual ele define quais as atividades são passíveis de cadastro e quais não são.

 

Mas e aí? O que isso tem a ver com o final do ano? Tudo! Porque se você estiver nessa listagem, você precisará entregar anualmente o Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras (RAAPP). A data de entrega se inicia em fevereiro e o prazo final em 31 de março.

 

Calma, com esse prazo todo, eu to tranquilão! Não? Não, não está tranquilo, porque o RAPP cobra uma série de informações que podem ser difíceis de serem obtidas, ou até mesmo compiladas, especialmente em grandes organizações. Por exemplo, você vai precisar apresentar os dados referentes a consumo de matéria prima, quantidade de produtos gerados, volume de resíduos gerados, dentre outros. Isso referente ao ano anterior inteiro, por isso é importante começar desde já a coletar e buscar as informações.

 

As empresas que utilizam o SOL, fazem esse acompanhamento mensalmente, coletando as informações no momento da sua geração, evitando assim que elas acumulem e criem esse esforço enorme para consolidá-las e apresentá-las.

Por isso, #ficaadica! Comece desde já a juntar as informações e a se preparar, pois a gente sabe que o início do ano também pode ser uma correria!

 

Declarações Estaduais de Meio Ambiente (BDA, DCP e IRSSI, etc)

 

Não é só o Ibama que cobra a apresentação de informações não! Alguns estados também tem o hábito de solicitar aos empreendedores que apresentem anualmente, ou a cada dois anos, um balanço das suas ações. Em Minas Gerais, por exemplo, existe o Banco de Declarações Ambientais, que solicita que os empreendedores apresentem uma série de declarações, anualmente ou até bianualmente de acordo com o porte e a atividade desenvolvida.

 

A Declaração de Carga Poluidora, também chamada de DCP, e o Inventário de Resíduos Sólidos Industriais (IRSSI), são duas dessas declarações que são mais comuns! A DCP é referente aos lançamentos de efluentes líquidos do empreendimento, na qual você irá lançar os dados dos seus resultados de monitoramento. Lembrando que será necessário calcular alguns indicadores, nada muito complicado!

 

O inventário de resíduos sólidos industriais é a mesma coisa, você vai precisar fazer um compilado de todas as informações de resíduos que você gerou e destinou durante o ano. Nessas horas que a gente vê como vale a pena assinar o SOL!

 

Entrega de condicionantes de licença ambiental

 

E por fim, mas não menos importante! É preciso ficar atento às entregas de condicionantes, já que muitas delas possuem periodicidade semestral, e coincidentemente tem seus prazos de entrega agora no final do ano. Lembra desse post aqui, sobre a gestão de licenças ambientais? Lá nós colocamos informações interessantes sobre condicionantes de licença ambiental.

Psiu: Olha como fica legal a gestão de licenças ambientais no SOL


Não deixe em hipótese alguma de entregar as suas condicionantes! Se por qualquer motivo, você não conseguir realizar algum monitoramento ou qualquer outro item solicitado na condicionante, elabore um oficio e protocole junto ao órgão responsável. Nunca deixe faltar informações, para que assim você não tenha nenhum problema com os órgãos ambientais.

 

Nesse post aqui nós explicamos o quanto é importante ter as suas entregas em dia, e seus protocolos devidamente realizados. Já nesse post aqui, você encontra dicas sensacionais para contratar os seus monitoramentos ambientais. Tudo bem que já pode estar tarde para isso, mas antes tarde do que nunca. Mas não se esqueça, se você for contratar uma medição agora e seu prazo estiver por vencer, encaminhe um ofício para o órgão ambiental!

 

Venha para o SOL e revolucione a sua gestão ambiental.

 

Aproveite as festas e que 2017 venha com tudo!

 

Feito tudo isso, agora é correr para o abraço, ou melhor para aquela comilança típica do final do ano, junto aos amigos e familiares! Aproveite bastante as festas e que 2017 venha com tudo que 2016 não teve!

 

Um abraço hohoho de toda a equipe do SOL! Nos vemos em 2017!

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Como evitar dificuldades na renovação de licenças ambientais.

October 5, 2016

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle