Gestão Ambiental - Uma alternativa em tempos de crise!

November 16, 2016

Não existe assunto mais repetido do que a crise econômica e política pela qual estamos passando. Diariamente somos bombardeados com a escalada ou derrocada do dólar, a queda da bolsa chinesa, o aumento das taxas de juros nos EUA e mais um monte de outras notícias acerca do cenário macro e microeconômico. 

 

A grande bola da vez agora é o Trump, o grande azarão das eleições americanas, que ainda nem assumiu, mas já tomou conta do noticiário.

 

Apesar da sua relevância e importância, o estudo de cenários econômicos em tempos desafiadores como os atuais, são complexos, visto que, devido as constantes modificações nas variáveis monitoradas, a previsibilidade se torna cada vez mais distante. No jornal das 07:30 do rádio, hoje de manhã, uma figura importante no mundo da economia, afirmou que na situação atual, qualquer previsão só pode ser feita para os próximos 5 minutos, tal qual a inconstância em que vivemos.

 

Pois bem, em tempos adversos, precisamos nos voltar aos fundamentos, pois são eles que nos garantem seguir a linha da razão em tempos de emoção.

 

Como temos pouca capacidade, como gestores de empresa, para influenciar de sobremaneira os cenários adversos, principalmente com fins de obtenção de respostas rápidas aos nossos desafios do cotidiano (como o aumento de preços, redução do crédito, redução das vendas e etc) fica a nossa recomendação: é hora de olharmos para os nossos umbigos, ou melhor, para dentro das nossas organizações e deixar um pouco de lado, mas só um pouco, o contexto externo. (Mas é aquela coisa né, um olho no peixe e outro no gato.)

 

 

Sempre deixamos claro que a gestão ambiental é uma ferramenta que proporciona uma visão acurada sobre a eficiência operacional e produtiva das organizações. Por meio das emissões ambientais é possível identificar os índices de perda nos processos produtivos e, por isso, nossa insistência de que a gestão ambiental atualmente é subestimada nas empresas.

 

 

Em tempos de incerteza, um olhar interno com vistas ao aumento da eficiência e da produtividade é a chave para superar os desafios e obstáculos que surgem diariamente. Nossos clientes tem à disposição um sistema online que tem como intuito ser a primeira etapa na criação de uma gestão ambiental profissionalizada e consistente.

 

Através do SOL é possível monitorar as emissões ambientais, discutir os indicadores de desempenho, organizar a documentação, acompanhar as condicionantes e entregar as demandas e exigências no prazo.

 

 

Consideramos a primeira etapa, porque a gestão ambiental ainda pode avançar consideravelmente e, ao longo dos anos, já coletamos alguns resultados interessantes que consolidam a nossa visão.

 

Em nossa base de clientes, já conseguimos reduzir os custos de monitoramento, os custos referentes ao gerenciamento de resíduos, entre outros tantos, que nos mostram que o melhor caminho para superar a crise, talvez seja olhando para dentro, e buscando dominar todas as etapas do processo, eliminando ao máximo os desperdícios.

 

Em tempos de crise, não faltam palavras motivacionais. Não são poucos os que repetem que vivemos uma época única de oportunidades.

 

Nós concordamos com tudo isso, mas sabemos também que a crise é um desafio complexo, especialmente para os empreendedores, que tem sob sua responsabilidade não só o próprio destino, mas o de vários outros, que nele confiaram, em troca de seu trabalho. Por isso, muito mais do que palavras, é preciso oferecer saídas, soluções técnicas e meios para conseguir encontrar a luz nesse túnel tão comprido.

 

Conheça o SOL e saiba como fazer da gestão ambiental um aliado em tempos tão bicudos. 

 

 

 

 

 

 

O seu sistema online de gestão ambiental!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Como evitar dificuldades na renovação de licenças ambientais.

October 5, 2016

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle