Tudo o que você precisa saber sobre gestão de licenças ambientais!

October 12, 2016

Sempre falamos muito sobre a importância da gestão ambiental para a indústria, especialmente em tempos de crise. Pois bem, um dos componentes fundamentais da gestão ambiental profissionalizada, é o gerenciamento das condicionantes de licença ambiental. Será que a sua empresa tem tratado desse assunto com a devida importância? Estamos trazendo hoje três dicas essenciais para a gestão de licenças ambientais.

 

Dica 01 – Organize os seus documentos de licenciamento ambiental

 

A primeira dica pode até parecer óbvia, mas a nossa experiência mostra que a maior parte dos empreendimentos não organiza os seus documentos de forma eficiente, e esta falta de organização pode causar, em ocasiões extremas, até multas e infrações.

 

A sistematização e organização dos documentos é fundamental para qualquer processo de gestão, por isso, é importante que você tenha todos os documentos relacionados à gestão ambiental, como licenças, protocolos, relatórios, dentre outros, devidamente armazenados, de forma que você possa acessá-los com facilidade e rapidez.

 

Recomendamos que você sempre mantenha uma cópia dos seus documentos em meio digital, pois assim, facilita o acesso e a busca por informações relevantes. Veja como nós organizamos os documentos dos nossos clientes aqui no SOL.

 

Cada cliente tem uma sistematização própria de documentos, segundo as normas, procedimentos internos e necessidade de cada empresa. Nosso sistema permite que você adapte e gerencie seus documentos conforme a sua realidade, porém sugerimos alguns modelos de pastas conforme visto na imagem acima, que facilitarão a sua gestão ambiental.

 

Importante mencionar também que há a possibilidade de criar pastas dentro de pastas, ou seja, dentro da pasta “Comunicação” sempre inserimos as pastas “Enviadas” e “Recebidas”.

 

Dica 02 – Tenha sempre um check-list da sua licença

 

A licença ambiental é um documento importante que, geralmente, é afixado na portaria da empresa, para assim mostrar para todos que a visitam que suas atividades estão devidamente licenciadas. É importante que a sua licença não esteja somente na parede, mas também em sua rotina de gestão ambiental, avaliando constantemente o cumprimento de cada uma das suas condicionantes. 

 

Veja a seguir uma forma de fazer o controle das condicionantes das licenças.

 No exemplo acima colocamos a licença nº1 e as suas respectivas condicionantes e, para cada uma delas, o seu prazo e status atual. Ter um check-list da licença é importante, pois é possível ter uma visão geral do processo, e assim compreender quais os pontos falhos em na gestão ambiental.

 

Claro que se você tiver mais de uma licença, você terá mais de um check-list, pois cada uma delas precisa ser atendida individualmente. Lembre-se sempre de verificar periodicamente o atendimento de todas as condicionantes de todas as suas licenças e program-se para atendê-las dentro do prazo exigido pelo órgão ambiental.

 

Dica 03 – Histórico de condicionantes.

 

Lembra quando dissemos nesse post aqui o quanto era importante a análise histórica dos monitoramentos? Então, não é só os monitoramentos que precisam ter uma análise histórica, as suas condicionantes também, afinal de contas, teremos que conviver com boa parte delas durante toda a vigência da licença, que pode, em alguns casos, ser até de 8 anos.

 

É muito comum ouvirmos os nossos clientes dizendo que antes de profissionalizarmos a gestão ambiental, toda vez que um colaborador saía do setor de meio ambiente todas as informações referentes às condicionantes e licenças que ele estava responsável ficavam perdidas.

 

Os demais membros da equipe não sabiam quais documentos tinham sido entregues, quais estavam em avaliação e assim era comum que nessa transição surgissem as indesejáveis intimações, multas, infrações e termos de ajustamento de condutas. E se nos tempos de hoje qualquer 1 real mal gasto é um maleficio terrível, imagina alguns milhares de reais.

 

Para evitar esse desperdício de dinheiro (e tempo para resolver toda essa confusão!) assim como eventuais danos à imagem da empresa, não somente junto aos órgãos ambientais, é fundamental que a sua equipe tenha uma gestão de histórico de informações, a qual chamamos aqui especificamente de histórico de condicionantes.

 

Cada documento que for gerado, encaminhado ou recebido, deve ser armazenado e um pequeno histórico dessa informação deve estar disponível, de preferência junto ao seu check list de licença. Assim você garante que todo o conhecimento gerado sobre aquele assunto está facilmente disponível para todos os interessados da organização.

 

Olha como nós fazemos essa gestão de histórico pelo SOL.

 

Lembra da figura anterior, em que as condicionantes eram listadas no check list? No SOL, com apenas um clique você terá acesso a esse painel exclusivo de cada condicionante, contendo o controle do status da condicionante e o histórico de tudo que já foi realizado. Assim você consegue perpetuar a informação ao longo do tempo, sem deixar a peteca cair durante o jogo.

 

Vale a pena lembrar que o não cumprimento das condicionantes pode resultar na cassação da licença e no consequente embargo das suas atividades!

 

Comece ainda hoje a profissionalizar a sua gestão ambiental e conte sempre com o SOL, o seu sistema online de gestão ambiental!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Como evitar dificuldades na renovação de licenças ambientais.

October 5, 2016

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle